1º de maio: Trabalhadores Cagepianos na luta contra o Golpe e a privatização do saneamento

30 de abril de 2016

1 de maio é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial. Foram os factos históricos que transformaram o 1 de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.

No Brasil, a data foi incorporada ainda no inicio do século XX com uma série de manifestações por melhores salários e condições de trabalho realizadas pelos sindicatos.

A fatia estatal no setor saneamento, certamente será atacada com a volta das privatizações no setor. O resultado todos conhecem: demissões, terceirização em massa, acidentes de trabalho, enfim todo receituário neoliberal derrotado nas urnas nas últimas eleições. Diante do cenário de privatizações, grande parte de governadores e prefeitos não medirão esforços  para avançar nas PPPs ou até mesmo a simples venda das empresas.

Portanto, este 1º de maio se fará especial, os trabalhadores e trabalhadoras precisam ir às ruas denunciar o Golpe em curso,  mostrando que não se pode agredir a democracia, é preciso respeitá-la. É hora de dizer não ao retrocesso.

Viva a classe trabalhadora!