Sindiágua-PB participa do Fórum das CUTs do Nordeste

9 de dezembro de 2022

O Fórum das CUTs do Nordeste aconteceu de 30 de novembro a 2 de dezembro, em Recife (PE), e o Sindiágua-PB esteve presente, através da participação do diretor William Carlos, durante todo o evento, que reuniu representantes de 9 CUTs, no centro de Formação e Lazer, do Sindsprev-PE.

O foco dos debates foi a análise de conjuntura, a partir do cenário de terra arrasada que o governo Bolsonaro deixou no Brasil. Os dirigentes sindicais discutiram formas de contribuir para que o novo governo coloque o Brasil de volta no rumo da expansão econômica e bem-estar social e acabe com os ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

A análise de conjuntura sobre as perspectivas políticas e econômicas para o Nordeste foi feita com participação de Fausto Augusto Junior, diretor técnico do Dieese; do secretário-geral adjunto da CUT Nacional, José Donizetti; do subsecretário do Consórcio Nordeste, Diego Pessoa; e mediação de Madalena Firmo, presidente da CUT Bahia. Além da participação do deputado federal, Carlos Veras (PT-PE), em uma das mesas temáticas de discussão do evento.

“Durante o evento, percebemos que o momento é de expectativa, no entanto, o governo Lula não vai conseguir fazer todas as reformas que os cutistas necessitam e precisamos criar mecanismos para colocar nossa pauta para o governo e a relação entre esse Forum das CUTs Nordeste e o Consórcio Nordeste será fundamental. As revogações das leis trabalhistas que retiram direitos dos trabalhadores encontrará dificuldades por conta do caráter retrógrado do Congresso, o que vai necessitar que precisemos ir às ruas para apoiar o governo Lula e lutar contra o bolsonarismo”, disse William, diretor do Sindiágua-PB, que esteve presente no Fórum.

Durante a análise, também foi pontuado o entendimento unânime de que as centrais não irão defender o imposto sindical e pretendem elaborar uma outra proposta de financiamento para a categoria, assim como a necessidade de envolver os desempregados na luta e avançar na formação política dos trabalhadores nas negociações coletivas.

O Fórum das CUTs do Nordeste encaminhou os seguintes pontos para a futura atuação do setor: elaborar uma carta/documento a ser entregue para o Consórcio Nordeste, e dar continuidade a realização do Fórum para o início de 2023, em Natal, mantendo a mesma composição dos participantes que estiveram presentes neste evento de 2022.

O Sindiágua-PB ficou responsável de apresentar as reivindicações do setor de saneamento para contribuir nesta carta do Fórum para o Consórcio Nordeste.