
O Sindiágua-PB participou ativamente do 11º ENU – Encontro Nacional dos Urbanitários – realizado entre os dias 12 e 14 de abril/23, em Brasília, reunindo uma média de 130 dirigentes do ramo urbanitário de praticamente todos os estados.
No encontro foram discutidas questões específicas que envolvem cada um dos setores do ramo: energia, saneamento, gás e meio ambiente; e mais do que isso, unir e organizar os urbanitários, entender o contexto político atual, formular estratégias e definir ações para a luta.
“O encontro foi fundamental porque mobilizou os setores que têm sido atacados pelo capital privado, como é o caso do saneamento. Então foi fundamental para reafirmarmos nossa defesa dos serviços públicos e para debatermos o que queremos reivindicar para o Governo Lula”, disse José Reno de Sousa, presidente do Sindiágua-PB, que participou do ENU, juntamente com Geraldo Quirino, vice-presidente.
No primeiro dia do ENU, o debate foi meio ambiente, gás e energia e diversidade no movimento sindical, já os temas do Marco do Saneamento, aposentadoria especial e previdência complementar foram discutidos durante o segundo dia do Encontro. No terceiro dia do evento foi a vez de discutir o fortalecimento das negociações coletivas e a comunicação urbanitária.
Foram três dias de intensos debates que suscitaram muitas ideias, reunidas em um documento de encaminhamentos finais que, após a consolidação, deverá ser apresentado e debatido com a base dos trabalhadores urbanitários pelos dirigentes que participaram do Encontro.