APÓS MAIS UMA RODADA DE NEGOCIAÇÃO, SINDIÁGUA AVANÇA NAS CONQUISTAS!

25 de abril de 2018

A reunião entre a comissão formada pelo Sindiágua-PB e a Comissão de Negociação de instância Consultiva designada pela Diretoria da CAGEPA (DAF 009/18), ocorreu nesta quarta-feira (25), das 9h às 14h15, na Sede Administrativa da CAGEPA, onde foi discutido o ACT Biênio 2018/2020 e avaliada como muito proveitosa.

Dando sequência a reunião anterior, a comissão representante da empresa, na pessoa da Gerente de Capital Humano, Gicelle Alcântara, fez uma fala de unidade e compromisso dos trabalhadores no ponto de vista produtivo, visando a manutenção do equilíbrio financeiro da empresa, potanto, apresentou uma contraproposta para ser discutida com o SINDIÁGUA-PB, sendo assim, o presidente do SINDIÁGUA-PB, José Reno, e demais presentes, fizeram falas objetivando avanços nas conquistas e direitos dos cagepianos e ressaltou comprometimento dos mesmos para o bom desempenho financeiro e econômico da empresa. Iniciando as discussões sobre a proposta, foi debatido e defendido item por item das cláusulas por parte do sindicato e ao fim, tivemos avanços consideráveis nas cláusulas sociais e já pacificadas, como:

• DA LICENÇA MATERNIDADE – Aprovado da NÃO limitação de idade para criança adotada;

• DO AUXÍLIO ESCOLA FUNDAMENTAL I e II: Foi aprovado a extensão do auxílio financeiro aos filhos (as) de empregados (as) em escola particular até aos 14 anos de idade, antes era até os 10 anos.

• DA LICENÇA PRÊMIO: A volta do parágrafo que mantém o direito da licença de 60 dias para quem não tinha gozado o direito em 2004.

• DO EXAME MÉDICO PREVENTIVO: Foi aprovado o custeio com as despesas de deslocamento do empregado até o local de exame.

• DO AUXÍLIO LOCOMOÇÃO: Foi aprovado permanecer os 3 pisos da faixa salarial FS1 que limita o direito. A empresa tinha proposta a redução para 2 pisos.

• DO HORÁRIO ESPECIAL PARA ESTUDANTES: Aprovado o direito para estudantes em período diurno e diurno, ou seja, mantém o que está em vigor.

• DA ULTRATIVIDADE: Garantido ACT em vigência até a assinatura do próximo acordo.

• DA DEMISSÃO IMOTIVADA: Não será feita demissão imotivada individual, plúrimas ou coletivas.

• CLÁSULA 30ª – DO REAPROVEITAMENTO DO EMPREGADO PARA EXERCER ATRIBUIÇÕES DE OUTROS CARGOS DA MESMA FAIXA SALARIAL – Foi aprovado a melhoria de cláusula de modo que não cause risco de demissão e que o empregado efetivamente, em tal situação, seja reaproveitado em outro cargo, mediante discussão em comissão paritária entre empresa e SINDIÁGUA-PB.

• DA COMPLEMENTAÇÃO SALARIAL POR OCASIÃO DO ACOSTAMENTO – Aprovado garantir 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias nos casos de doenças terminais, porém continua a discussão da inclusão dos empregados aposentados.

• DO AUXÍLIO A FILHO EXCEPCIONAL e A FILHO HEMOFÍLICO – A empresa ficou fazer levantamento da quantidade de empregados envolvidos. Foi bem defendido pelo sindicato e a empresa se mostrou solidária a proposta do SINDIÁGUA-PB.

No que tange a proposta financeira, a empresa manteve o rejuste salarial com o INPC em 100%, sem ganho real, e um reajuste para R$ 850 reais no Ticket Alimentação (8,28%), porém o sindicato fez as contrarrazões e manteve a proposta de INPC + 4% de ganho real e de um reajuste para R$900,00 no Ticket alimentação, além disso, o sindicato ponderou no sentido de que a CAGEPA melhorasse a proposta para próxima reunião, haja vista, os esforços dos trabalhadores para a melhoria financeira da empresa.

As demais cláusulas sociais que houveram divergências continuam em discussão. Esperamos avançar mais nas próximas rodadas de negociação. Lembrando que seguimos aguardando a pauta apresentada e discutida na empresa na rodada de hoje.

Concluindo, conclamamos os trabalhadores a unidade!