Celebrando 46 Anos de Luta e Conquistas pelo SINDIÁGUA-PB (STIPDASE-PB)

13 de abril de 2024

Prezado Trabalhadores e Trabalhadoras,

Ao longo de 46 anos, o SINDIÁGUA-PB (antigo STIPDASE), fundado em 13/04/1978, tem sido o guardião dos direitos e das conquistas dos trabalhadores da Cagepa, lutando incansavelmente em prol de melhores condições de trabalho e garantias econômicas e sociais. Nossa história é marcada por uma série de vitórias e desafios que moldaram o que somos hoje.

Destacamos alguns pontos importantes de nossa trajetória:

1. Plano de Cargos e Salários: Após décadas de luta, conseguimos elaborar e aprovar em 1991 o Plano de Cargos e Salários, garantindo promoções automáticas a cada dois anos com um percentual de 9%. Essa conquista foi fundamental para a valorização dos trabalhadores da Cagepa e foi alcançada graças à determinação e garra de nossa categoria, orientada pelo SINDIÁGUA-PB.
  2. Anuênio e Outras Conquistas: Além do Plano de Cargos e Salários, asseguramos importantes benefícios como o Anuênio, ticket alimentação, auxílio creche, plano de saúde UNIMED, entre outros. Essas cláusulas foram conquistadas ao longo de árduas negociações e refletem nosso compromisso em defender os interesses dos trabalhadores.
  3. Enfrentando o Neoliberalismo e as Privatizações: Em meio a um cenário político e econômico desafiador, resistimos às investidas neoliberais que visavam privatizar os serviços essenciais, como o saneamento. Unimos forças com outras categorias e formamos uma Frente de Lutas contra as Privatizações, impedindo diversas tentativas de desmonte da Cagepa.
  4. Presidentes que Marcaram Nossa História: Ao longo dos anos, tivemos líderes dedicados à frente do SINDIÁGUA-PB, como Netovitch Maia Duarte, Antonio Gomes Case, José Reno de Sousa e nosso atual presidente Geraldo Quirino da Costa. São esses líderes que nos inspiram e orientam em nossas lutas diárias pela defesa dos direitos dos trabalhadores.

Neste momento crucial, é fundamental reafirmar nosso compromisso com a defesa da Cagepa como empresa estatal, garantindo sua sustentabilidade econômica e a preservação de nossos direitos e conquistas. Continuaremos unidos e determinados, fortalecendo cada vez mais nosso sindicato para avançarmos rumo a novas vitórias.

Que a chama da luta e da solidariedade continue acesa em nossos corações!