Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho terá evento e ato público em João Pessoa

12 de abril de 2013

Escrito por: CUT Paraíba

24639_493318874056832_2100698383_nOs Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest’s) Estadual e Regional João Pessoa), juntamente com a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, divulgaram as atividades/manifestações decorrência do 28 de abril – Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho – Em Memória as Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho.

Para o dia 24 de abril, está prevista uma programação especial com exposições de temas realacionados a problemática saúde do trabalhador a ser realizada no Auditório da SRTE em João Pessoa. Já para o dia 25 de abril está programado um ato público a partir das 8h00 da manhã, no Ponto de Cem Réis, no Centro.

A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) está participando da comissão de organização da programação através da sua Secretária da Mulher Trabalhadora, Luzenira Linhares. Segundo ela, o evento objetiva sensibilizar a população e o poder público sobre os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições insalubres e precárias de trabalho e seus impactos sobre a saúde do trabalhador. Além disso, busca fortalecer as relações intersetoriais nos processos de implantação e implementação da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho e da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em consonância com o Decreto 7.602/2011 e a Portaria 1.823/2012.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

PROGRAMAÇÃO

Dia: 24/04/2013

08:30 – Mesa de Abertura:

Representações: Trabalhadores e usuários do SUS (Sindicatos); Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa; Poder Público (Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Saúde de João Pessoa, Instituto Nacional de Seguridade Social, CEREST Regional, CEREST Estadual, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Universidade Federal da Paraíba entre outros);

09:00 – 09:40 – Exposição 1 : TRABALHO DIGNO, TRABALHO DECENTE: é questão de direitos humanos.

A exposição abordará questões sobre trabalho e saúde, com o foco nos processos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho pela ineficiência ou ausência de programas de saúde e segurança no trabalho nos sistemas produtivos. Pontuando as questões sobre Trabalho, Estado e Capital, e as garantias do trabalho como uma questão de direitos humanos.

09:40 – 10:20 – Exposição 2: SAÚDE E TRABALHO: uma abordagem a partir do olhar do trabalhador(a);arte-movsocial-org

Dando continuidade a abordagem anterior, seguem as representações sindicais (Têxtil,

Calçados, Telecomunicações e Construção Civil entre outras) que irão expor sobre as questões cruciais identificadas nos processos de trabalho e que são pautas das reivindicações de saúde e segurança no trabalho das categorias.

10:20 – 12:00 – Debates e encaminhamentos.

14:00 – 17:00 – Exposição 3: Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho: avanços, perspectivas e desafios no campo da intersetorialidade no Estado da Paraíba.

Focar-se-á na necessidade de aproximar os diálogos entre Ministério do Trabalho e Emprego, Previdência Social e Saúde nas instâncias locais a fim de alinhar as Diretrizes da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho no Estado da Paraíba.

Dia: 25/04/2013

08:00 – 17:00 – Praça Ponto de Cem Réis– Ato Público, atividades culturais, serviços sociais, orientações e panfletagem sobre Saúde , Direitos Sociais e Trabalho. Articulação intra e intersetorial com os parceiros: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Instituto de Ensino Superior, UFPB, Instituto Nacional de Seguridade Social, Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Sindicatos, CUT, CEREST Estadual, INCRA, SESI e outros.