DIEESE-PB comemora seus 25 anos: O STIPDASE-PB faz parte dessa história

9 de janeiro de 2013

O STIPDASE-PB tem o orgulho de fazer parte desses 25 anos de história, pois fomos a primeira entidade sindical a trazer Walter Barelli, coordenador Nacional do Dieese em 84, para fazer um debate aberto no teatro santa rosa contra a política econômica do ministro Delfin Neto; a primeira entidade a participar do curso de formação de monitores da escola de formação do DIEESE, estágio 1,2 e 3, o que resultou na fundação da escola sindical do STIPDASE-PB; Foi a primeira entidade a coordenar a pesquisa do custo da cesta básica de João Pessoa, oferecendo para esse trabalho os delegados sindicais da entidade; Abrigou o escritório do DIEESE por mais de 12 anos em sua cidade central, Jaguaribe, além disso também fornecemos três coordenadores ao longo da sua história na Paraíba.

Contudo, fomos homenageados pelo DIEESE-PB com uma comenda pela contribuição na construção do mesmo na Paraíba. A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba no último dia 20 de Novembro.

Escritório Regional de Paraíba

Em 1987, o Sindicato dos Economistas da Paraíba coordenou um movimento, junto às demais entidades sindicais da região, sobre a importância de se criar um Escritório do DIEESE no estado. A ideia de melhorar a assessoria que se fazia ao movimento sindical na Paraíba contou com o apoio de outras entidades, em especial, o dos sindicatos de Telecomunicações, Têxteis, Construção Civil, Médicos e Bancários.

Em 2 de fevereiro de 1988, uma Assembléia Regional de Sócios da Paraíba aprovou a criação do Escritório Regional e elegeu a primeira direção (referendada na Assembléia Geral Nacional de Sócios de 23 de março de 1988). A direção foi composta pelas seguintes entidades: STI Fiação e Tecelagem da Paraíba, STIPDASE-PB (Sindicato dos Trabalhadores da CAGEPA) e Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba. Na suplência ficaram Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campina Grande e Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Então, parabenizamos o DIEESE-PB pelos seus 25 anos de história rica em prol dos trabalhadores paraibanos.