Em Assembleia Geral, trabalhadores aprovam contraproposta final ao ACT 2022/2024 com a Cagepa

2 de maio de 2022

Nesta sexta (29), o Sindiágua-PB e o Sinterágua-PB realizaram Assembleia Geral Extraordinária com os trabalhadores, online, para apreciar e deliberar a contraproposta final da negociação ao ACT 2022/2024 enviada pela Cagega ao sindicato. Após uma longa negociação entre o Sindiágua, o Sinterágua e a Cagepa, alguns impasses em torno da proposta apresentada pelos sindicatos, a Cagepa apresentou a contraproposta final que foi aprovada pela ampla maioria dos presentes na Assembleia Geral.

“Diante da conjuntura de retrocessos e de reforma trabalhista que coloca os trabalhadores numa posição de muita desvantagem, a contraproposta da empresa foi positiva, se colocarmos na balança os ganhos obtidos”, explicou José Reno de Sousa, presidente do Sindiágua-PB.

Durante a Assembleia, um grupo de atendentes comerciais discordaram da modificação na cláusula da jornada de trabalho de 36 horas, os agentes de manutenção reclamaram da exclusão da insalubridade por exposição à radiação solar, e os trabalhadores quem possuem filhos (a) PCD também discordaram das novas mudanças na forma de receber o benefício, no entanto, a contraproposta ao ser colocada em votação, foi aprovada por ampla maioria dos presentes: foram 147 votantes, sendo 108 votos a favor; 38 votos contrários e 1 abstenção.

Vejam abaixo, os destaques da contraproposta de ACT 2022/2024 aprovada na Assembleia:

1- Salário: 100% INPC-IBGE (estimativa de 12,5%) já implantado na folha de maio/2022.

2 – Tíquete Alimentação: 14,15% já reajustado em 20/05.

3 -Bônus de 100% do valor do Tíquete Alimentação, sendo 50% na cesta junina paga já em junho/22 e + 50% em Dezembro/22 e assim nos anos posteriores.

4- Redução de 10% da participação dos trabalhadores no plano de saúde em todas as faixas salariais.

5- Auxílio Educação de 25% para 30%, estendido ao titular que continua estudando.

6- Aumento de 30% nas diárias de viagem e 50% na reduzida, saindo de 20 pra 30 reais.

7- Auxílio transporte: Coeficiente de km de R$ 0,41/km para R$ 1,10/km.

8- Pagamento da hora noturna aos operadores (Hora reduzida para 53 minutos) Artigo 73 da CLT.

10- Licença para acompanhamento de dependentes em situação médica (cláusula nova).

11- Auxílio incentivo ao desenvolvimento educacional (cláusula nova).

12- Bolsa Formação Profissional (cláusula nova).

13- Plano de Demissão Voluntária.

14- melhorias na forma de pagamento do auxílio funeral.

Segue abaixo as cláusulas que foram modificadas, pela Cagepa, no ACT 2022/2024 :

1- Exclusão da radiação solar.

2- Exclusão dos encanadores da gratificação por condução de veículos, pois já tem na descrição do cargo a tarefa de dirigir.

3- Mudança na forma pagamento do auxílio filho PCD.

4- Mudança da jornada de trabalho de 30h e 36h.

5- Exclusão do anuênio e quinquênio para os novos concursados.

6- Diminuição do número de diretores do sindicato a disposição, de 9 para 7

Com o ACT 2022/2024 aprovado, iremos informar a Cagepa para que dê o tramite legal.

Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras que participaram da assembleia!

PROPOSTA APROVADA!