Em Assembleia virtual, trabalhadores e trabalhadoras da CAGEPA dizem sim à proposta do Sindiágua-PB e Sinterágua-PB

4 de agosto de 2020

Nesse momento de isolamento social, em função da pandemia do novo coronavírus – COVID 19, o Sindiágua-PB e Sinterágua-PB realizaram nessa segunda-feira (03), a primeira Assembleia virtual com os trabalhadores e trabalhadoras da CAGEPA, essa ferramenta se mostrou muito útil e eficaz, e que daqui por diante deverá ser utilizada constantemente pelos sindicatos. Foi uma excelente experiência com um resultado bastante proveitoso, com contribuição importantes da categoria, que no final das discussões, votou a proposta apresentada pelos sindicatos.

Durante a Assembleia, os trabalhadores e trabalhadoras receberam informes do início da Campanha Salarial 2020, e discutiram o momento difícil que passa o Saneamento Básico, nos Estados e Municípios, com os Impactos da Aprovação pelo Senado Federal do Novo Marco legal do Saneamento, e os Vetos do Presidente Bolsonaro ao PL 4162/19, e a luta do Sindiágua-PB e Sinterágua-PB juntos com a FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – e CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários – e demais entidades de classe, na elaboração da ADI (Ação direta de inconstitucionalidade) que será protocolada pelo PT, PSOL, PC do B e PSB, e nossa articulação com a FAMUP – Federação das Associações de Municípios da Paraíba, pela campanha de derrubadas dos vetos pelos parlamentares paraibanos.

A Assembleia em ambiente virtual contou com expressiva participação dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Estado, de Cabedelo a Cajazeiras (através da plataforma Google Meet), que aprovaram por unanimidade a proposta dos sindicatos ao Acordo Coletivo 2020/2022. Só foram debatidos as cláusulas alteradas e novas, haja vista, que as demais não foram alteradas. Assim, foram apreciadas e aprovadas:

1. Reposição Salarial, num percentual de 100% (cem por cento) do INPC, no período de 1º de maio de 2019 a 30 de abril de 2020 (2,46%).
  2. Reajuste no Tíquete Alimentação, no valor de R$ 1.200,00 ( Um mil e duzentos reais).
  3. Jornada de Trabalho de Turno de Revezamento.
  4. Rescisão de contrato de trabalho sem Justa Causa.
  5. Renovação de todas as cláusulas do Acordo Coletivo 2018/2020.

Contudo, o presidente do Sindiágua-PB, José Reno de Sousa, e o presidente do Sinterágua-PB, José Queiroz de Sousa, explicaram para os trabalhadores que o momento é difícil para classe trabalhadora e que é preciso estar atento e unido.

Vamos todos e todas acompanhar as negociações, participar das Assembleias e discutir nossos próximos passos juntos/as.

Juntos somos mais!

CLIQUE AQUI PARA VER A PROPOSTA APROVADA