Entidades Sindicais, CUT, FBP e JBF deliberam calendário de lutas em defesa das Estatais e da Soberania Nacional

12 de fevereiro de 2020

O Sindiágua-PB e entidades sindicais estadual reuniram-se, nos dias 07 e 11 de fevereiro/2020, na sede do sindiágua-pb, em joão pessoa/PB, para debater e organizar as formas de luta contra as privatizações das estatais com objetivo de definir um calendário de ações em defesa das estatais, do serviço público e da soberania nacional. Participaram do encontro representantes dos sindicatos: SINDIÁGUA-PB, SINTERÁGUA-PB, Ferroviários, Bancários, ADUFPB (Professores da Universidade Federal), SINTSERF (Servidores Públicos Federais), SINTECT-PB (Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos da Paraíba), MTD (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos) e SINDPD (Sindicato dos trabalhadores de Processamento de dados). Participaram também a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a FBP (Frente Brasil Popular) e o JBF (jornal Brasil de Fato), além do Vereador Marcos Henriques.

A Jornada de Lutas das Entidades e representações populares acima citadas, para combater o Projeto Neoliberal de Privatizações das Estatais e a destruição dos serviços públicos comandada pelo Paulo Guedes (Ministro da Fazenda), tem como objetivo principal derrotar os projetos Neoliberais em andamento no congresso e outras instâncias Institucionais dos governos Federal, Estadual ou Municipal. Também deve mostrar as consequencias danosas das privatizações estratégicas para o desenvolvimento Nacional, com graves prejuizos economicos e sociais à população brasileira.

As lutas devem identificar sob as mais diversas formas, os danos causados à toda população, com o desmonte do Estado a diminuição e precarização dos serviços públicos, procurando com as informações mobilizar as massas populares para fazer frente ao aniquilamento da nação brasileira. Fazer avançar a luta é a nossa tarefa. Como fazer tal tarefa é o que temos a debater, para colocar em prática as deliberações decididas.

Com o resultado das reuniões foi criado o “1º SEMINÁRIO EM DEFESA DAS ESTATAIS, DO SERVIÇO PÚBLICO E DA SOBERANIA” objetivando construir uma unidade entre todas categorias trabalhadoras para combater projetos políticos, econômicos e sociais dos governos que levam o retrocesso à toda a sociedade paraibana e brasileira.

Traçando estratégia

Programação do 1º SEMINÁRIO EM DEFESA DAS ESTATAIS, DO SERVIÇO PÚBLICO E DA SOBERANIA que será no próximo dia 18/02/2020

8h – Café da manhã coletivo

8h20m – rodada de apresentação

8h40m – conjuntura internacional, nacional e estadual (Netovitch Maia e Gleyson Ricardo)

10h – intervalo para o lanche

10h15m – apresentação dos painéis por categoria respondendo as perguntas geradoras: QUAL A OFENSIVA? QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS PARA CATEGORIA E PARA POPULAÇÃO? QUAIS AS DIFICULDADES DE MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA? QUAIS ÀS SAÍDAS?

12h – almoço (sugestão de almoçar no restaurante próximo ao sindiágua)

13h30m – orientação para o trabalho em grupo orientado por pergunta geradora;

15h – fim do trabalho em grupo – intervalo rápido.

15h15m – apresentação das sínteses do trabalho em grupo;

15h45 – debate, encaminhamentos, plano de luta e avaliação;

17h30m – encerramento!

Sua presença é de suma importância para o fortalecimento desta Luta!

Trabalhador Unido, Jamais Será Vencido!