Frentes sindicais da Paraíba se juntam no Grito dos Excluídos

8 de setembro de 2011

Pelo 17º ano, o Grito dos Excluídos movimentou as ruas de João Pessoa na tarde desta terça-feira, 6. Manifestantes de diversas classes sindicais se juntaram para reivindicar de forma aberta à toda a sociedade justiça e benfeitorias em seis eixos: meio ambiente, trabalho, políticas públicas, combate a criminalização da juventude e dos movimentos sociais, direitos das Mulheres e do Movimento LGBT, e o eixo Memória Mística e Utopia.

A caminhada saiu do anel interno da Lagoa seguindo pela Camilo de Holanda, Ponto Cem Réis, Praça do Bispo e General Osório, e encerrou-se na Praça João Pessoa. Segundo Rafaela Carneiro, integrante da Assembléia Popular e uma das organizadoras do Ato, “o Grito é uma tradição entre os movimentos sociais e organizações populares, é o momento que os excluídos e excluídas tomam as ruas com suas palavras, suas músicas e seus berros de indignação e esperança”.

Confira as principais reivindicações do 17º Grito dos Excluídos:

Por Políticas Públicas de Educação, Saúde, Transporte e Cultura que atinja todos os setores da sociedade, em especial as populações excluídas, e contra todas as formas de privatização desses serviços.

Pela não instalação da fábrica de cimento nas cidades de Conde e Alhandra, que causará graves impactos sociais e desalojará assentados da reforma agrária e quilombolas.

Pela Reforma Agrária e políticas destinadas a agricultura familiar e a agricultura ecológica. Pelo combate a violência e ao tráfico de animais silvestres e domésticos.
Por um maior número de Delegacias da Mulher no Estado e pelo Juizado Especial da Mulher.

Pelo reassentamento das famílias atingidas pela construção da Barragem de Acauã, hoje em situação de extrema pobreza.

Pela instalação das Frentes Emergências de Trabalho, política já existente em outros Estados.

Pelo Passe Livre no transporte público para estudantes, desempregados, portadores de HIV/AIDS, e pessoas com transtorno metal.

Pela redução das Tarifas Públicas, em especial da Água e da Energia Elétrica.