Informes sobre o empréstimo: Governador vai ao Ministério da Fazenda destravar empréstimo da CAGEPA

8 de agosto de 2013

O governador Ricardo Coutinho (PSB) vai agendar uma audiência no Ministério da Fazenda para tentar desentravar o empréstimo de R$ 150 milhões para a Cagepa. O projeto que autorizou o governo estadual a prestar garantia em operações de crédito a serem celebradas com a Caixa Econômica Federal para pagar débitos da Companhia foi aprovado desde março na Assembleia Legislativa. Contudo, os recursos ainda não foram liberados e o problema permanece.

“Essa resposta precisa que ser dada pelo governo federal”, disse Ricardo Coutinho respondendo ao questionamento sobre porque o dinheiro ainda não foi depositado na conta da Cagepa. “Por parte do estado não falta nada. Todos os documentos foram apresentados. Foi apresentado até mais do foi pedido e, nesse sentido, nós até pecamos por excesso”, explicou.

O governador disse que, diante de tudo que já foi feito por parte do governo estadual, não entende porque a negociação entravou. “Não tem como a Caixa ter prejuízos, porque, se por um acaso ocorrer de a Cagepa, eventualmente, não pagar, o governo paga. Não compreendo porque não andou”, disse.

Por conta do entrave, Ricardo Coutinho informou que deve procurar o governo federal para manter um diálogo no sentido de agilizar a negociação financeira. “Vou aguardar mais um pouco para manter um diálogo, porque não acho inconcebível pagar R$ 5 milhões por mês para manter a Cagepa em pé. Vou tentar agendar uma audiência no Ministério da Fazenda para tentar dialogar”, revelou.