Mesmo após intensa negociação, entidades são traídas por deputados da oposição

11 de agosto de 2012

Os trabalhadores da CAGEPA vêm de público, repudiar esses ditos representantes do povo, que a nosso ver são traidores da Paraíba, porque entendemos que usaram o aval do empréstimo à CAGEPA para atingirem o governador. Infelizmente, esse confronto mesquinho entre oposição e situação governista acabou com a oportunidade de tentar salvar a situação financeira da Cagepa. Na última Quarta, dia 08, a Assembleia Legislativa da Paraíba arquivou o pedido de autorização do Governo do Estado para avalizar um empréstimo de até R$ 150 milhões para a Companhia.

Depois das entidades representativas dos trabalhadores da CAGEPA e da CUT-PB negociarem um entendimento e condições para a aprovação do aval do empréstimo com os deputados oposicionistas, eles fizeram jus ao voto de oposição de fato e não se sensibilizaram com clamor da sociedade e dos trabalhadores.

Em reunião com a oposição desde a última terça-feira, discutimos para que os deputados propusessem as condições reais para a aprovação e chegar a um consenso, mas somente foram expostas as dúvidas, que segundo eles, ainda existiam e reconhecemos que algumas fazem sentido e devem ser esclarecidas, porém não houve proposta.

Durante a sessão, o deputado Gervásio Maia levantou mais uma vez a questão dos altos salários e disparou para todos os lados na tentativa de fazer valer seu voto, usando dados incorretos e mal interpretados como sendo gerais na empresa. Percebemos que o deputado faltou com a verdade e agiu de má fé para com as entidades, que lutava para que o imbróglio tivesse outro fim.

No fim, 20 deputados foram favoráveis ao empréstimo e 15 foram contrários, mas a maioria dos votos não bastou para a aprovação do projeto, já que a Procuradoria Jurídica decidiu que isso só seria possível com quórum qualificado, ou seja, 22 votos.

Assim como nas últimas duas semanas, o STIPDASE-PB esteve na Assembleia Legislativa, juntamente com a CUT, STIUPB, ASSECA e ASTECA, e levou centenas de trabalhadores para clamar pela aprovação do empréstimo, na tentativa de sensibilizar os deputados, que deram as costas ao protesto dos trabalhadores.

Destacamos os deputados Anísio Maia e Luciano Cartaxo, que jogaram o compromisso assumido com as entidades representantes dos trabalhadores na lata do lixo, usando artifícios covardes e oportunistas para tentar ganhar a opinião pública e justificarem seus votos, criticando nossos salários, mesmo sendo pertencente ao Partido dos Trabalhadores (PT), fazendo o jogo de Gervásio Maia e Vituriano. Não podemos esquecer o destemperado Anastácio, que tanto o MST aguarda nas urnas. Esse deputado que se diz homem de “Deus” vem criticando o movimento sindical por defender a única empresa pública da Paraíba, hoje é um cadáver a serviço do latifúndio.

2014 vêm aí, estaremos de olho!