NOTA PÚBLICA À SOCIEDADE PARAIBANA: CUT – STIPDASE-PB – STIUPB – ASSECA e ASTECA

6 de agosto de 2012

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA – há tempos é atacada enquanto patrimônio público do povo paraibano. Já sofreu demais com ingerências políticas, e como balcão de empregos para pessoas completamente alheias ao serviço publico e aos fins da empresa.

Sem funcionar bem devido a tal situação, a CAGEPA acumulou dívidas e agora necessita de mais um empréstimo para minimizar emergencialmente a situação, reduzindo os juros e os encargos bancários de empréstimos realizados em outras administrações. Desta forma, o Governo Estado solicita da Assembleia Legislativa ser o avalista de um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 150 milhões para concentrar o pagamento da dívida a taxas menores e a um único banco estatal.

A situação deficitária na arrecadação da empresa tem corroído sua estrutura funcional e inviabiliza sua efetiva modernização, especialmente o investimento em seus funcionários, que sofrem também com o arrocho salarial e as péssimas condições de trabalho. É preciso cobrar dos grandes devedores espalhados pelo Estado, que são, em geral, prefeituras, hospitais privados, indústrias, construtoras, etc., ao invés de incidir em aumentos sucessivos nas contas de água da população mais humilde.

A CUT, o STIUPB o STIPDASE-PB, a ASSECA e a ASTECA reafirmam seu compromisso em defesa desta importante empresa estatal da Paraíba para que ela se mantenha pública e para que se torne eficiente, servindo à população paraibana como ela deseja e merece. Para isso, é preciso dar soluções a seus problemas imediato e pensá-la a médio e longo prazo, sempre no intuito de manter seu caráter público, afastando qualquer rumor ou perspectiva de privatizá-la total ou parcialmente. Estamos absolutamente comprometidos a não permitir a falência da CAGEPA, pois é ela, inclusive, a única grande empresa estatal da Paraíba que não foi entregue nas mãos do capital privado.

Nossa defesa do empréstimo que se discute na ALPB está ligada à defesa do serviço público de qualidade, com transparência, e à defesa dos interesses da classe trabalhadora. Não temos qualquer tipo de compromisso com o atual Governo, com o qual sustentamos sérias críticas quanto aos rumos da Paraíba, em especial com o tratamento dado às reivindicações das diversas categorias, desde o Fisco, passando pelos professores do ensino fundamental e médio, agentes penitenciários, Polícia Civil e Militar e com a comunidade universitária da UEPB.

Com a participação efetiva dos servidores da CAGEPA, através de suas entidades representativas, temos a certeza de que ela pode, de fato, cumprir seu papel social. Temos muito por conquistar e unidos seguiremos na luta!

AS DIRETORIAS