SINDIÁGUA-PB

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba

Novembro Azul: Prevenção contra o câncer de próstrata

1 de dezembro de 2013

novembro-azulA próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozoides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona. A próstata, como todo o aparelho sexual masculino, tem o seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes, o hormônio masculino.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais detectado no sexo masculino e atinge grande parcela da população após os 50 anos. É a partir do exame de toque que o urologista pode analisar se a próstata apresenta inchaços, irregularidades, pontos macios ou duros que necessitam de exames adicionais.

Segundo Selmo Minucelli, hematologista e oncologista do Frischmann Aisengart / DASA, a diferenciação dos casos benignos e malignos de câncer nem sempre é possível apenas com valores isolados de PSA, sendo necessária a correlação com informações da história e do exame clínico. Todo homem deve se submeter à avaliação anual da próstata, com o toque retal e a dosagem de PSA a partir dos 45 anos de idade, independentemente da existência de sinais ou de queixas sugestivas de câncer. Em homens com história familiar, com parentes em primeiro grau com câncer de próstata, esta recomendação deve ser adiantada em dez anos. “Com o PSA, é possível detectar tumores microscópicos. Combinados, o PSA e o toque retal dão aos médicos um diagnóstico de certeza quase absoluta”, explica o especialista.

Fonte:

%d