SINDIÁGUA-PB

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba

O STIPDASE-PB MARCA PRESENÇA NO SEMINÁRIO DE ASSÉDIO MORAL PROMOVIDO PELA CUT-PARAÍBA

23 de novembro de 2012

 

O STIPDASE-PB marcou presença ontem (22/11) no “Seminário de Impacto do Assédio Moral à saúde do Trabalhador” que ocorreu no Hotel Caiçara em João Pessoa e contou com a presença de muitos dos nossos delegados de base que se interessaram em participar e de representantes dos mais diversos sindicatos. O evento foi promovido pela Cut Paraíba-PB e teve o apoio do Centro Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) João Pessoa e Cerest Paraíba, além do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Estadual.

Durante o seminário foi debatido as causas e as consequências desastrosas de um dos temas mais importante do mundo do trabalho: O Assédio Moral. O tema foi apresentado através de uma palestra de um dos maiores especialistas do Brasil na área: Dr. Roberto Heloani, que é advogado, psicólogo e professor da Unicamp e da Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com o Dr. Robeto Heloani, o assédio moral encontra espaço na atualidade porque as novas formas de comunicação e condução do trabalho fazem com que a barreira entre a vida pública e a mundo do trabalho seja muito tênue. Ou seja, celulares e a internet fazem com que o trabalho seja levado para casa. “Hoje, está difícil saber onde acaba o trabalho e onde começa o nosso lar”, disse o professor.

Entre as conseqüências de um mercado de trabalho competitivo, segundo o palestrante podem ser as mais diversas. No caso das mulheres, a preocupação em estabelecer uma carreira traz como conseqüência o adiamento da maternidade, muitas vezes representando risco de saúde para as trabalhadoras. Já para os homens, cria-se o dilema de até quando se deve ter disposição e energia para a produção.

Dr. Heloani destacou ainda que adoecer do ser humano não é visto pelo sistema que visa o lucro como resultado e que o profissional que adoece se torna um perdedor, que será isolado ou então posto para fora da empresa.

O STIPDASE-PB parabeniza a CUT – PARAÍBA pela grande iniciativa e que outros temas, também importantes para os trabalhadores, venham a ser discutidos e de maneira ampla e coletiva, assim como foi este.

 

Referência: CUT-PARAÍBA
%d