O STIPDASE-PB participa da solenidade de assinatura do plano de habitação para servidores públicos

22 de maio de 2012

O STIPDASE-PB participou ontem (21/05), após convite para representar os trabalhadores da CAGEPA, da solenidade de abertura do plano de habitação direcionado aos servidores públicos estaduais, parceria entre o governo do estado da Paraíba e a Caixa Econômica Federal. A solenidade aconteceu no Palácio do Governo em João Pessoa às 10h30min e estiveram presentes: O governador Ricardo Coutinho, o superintendente da Caixa Econômica, os representantes da secretária do estado, da CEHAP, do sindicato dos servidores do poder judiciário, do sindicato dos servidores da assembleia legislativa, do STIPDASE-PB, na presença do presidente José Reno de Sousa e seus diretores; entre outros representantes do movimento sindical.

O propósito da parceria é fazer com que os servidores tenham mais facilidade de possuir a sua casa própria a juros mais baixos. Segundo a Caixa Econômica, a taxa de juro será de 7,8% ao ano para o servidor público estadual, que está muito abaixo das taxas normais. Neste caso, o plano em questão, vem mui beneficiar os servidores estaduais e, particularmente, o trabalhadores da CAGEPA. Benefícios, como esse, é sempre muito bem-vindo. O trabalhador paraibano precisa de mais iniciativas como essa.

Durante a solenidade, o Governador aproveitou a oportunidade e falou sobre a CAGEPA: que a empresa está com problemas devido ao pagamento de empréstimos, que gira em torno de 8 milhões/mensais, feitos a bancos pequenos em governo de outrora, e afirmou desconhecer alguns bancos, que se quer sabia que da existência. Segundo ele, esse é um dos motivos pelo qual a empresa vem atrasando o compromisso com seus fornecedores e não conseguindo prestar um bom serviço à população. Disse ainda, que o estado está negociando com a Caixa Econômica, um empréstimo de 120 milhões para CAGEPA, sendo avalista da mesma, para proporcionar o equilíbrio financeiro. Diante disso, em nenhum momento o governador falou em privatização da empresa, como alguns veículos de comunicação andaram postando. Destacou que o momento é de fortalecer, “salvar a empresa”!

O STIPDASE-PB entende a situação difícil da empresa, mas entendemos também que os trabalhadores não devem ser penalizados, porque em momentos piores de outrora, os trabalhadores não tiveram regressões nos seus direitos. Então, perguntamos: Onde está o plano de revitalização e saída do “buraco”, como muitos afirmam que a empresa está? O empréstimo de 120 milhões será ótimo, mas e após isso? Porque se a empresa não tiver uma nova postura, continuará se endividando mais e mais… e os 2 anos de carência perderá o objetivo inicial.

O STIPDASE-PB, como legítimo representante dos trabalhadores em saneamento básico e meio ambiente no estado da Paraíba se mantém firme e vigilante na defesa das conquistas dos trabalhadores, não permitindo mais uma vez que, se apontem como culpado, os trabalhadores, pelos problemas de ordem financeira e administrativa, causados por administrações sem compromisso, que levou a CAGEPA ao caos, que ainda se encontra, abrindo caminho para outras filosofias como: municipalização e privatização. Entendemos que o governo atual tem o firme compromisso assumido publicamente de manter essa empresa como um bem público a serviço de toda a população paraibana.

Finalizando, nos mantemos sempre irredutíveis e intrépidos em ações que vão de encontro aos reais interesses dos trabalhadores da CAGEPA.

A DIRETORIA