Pesquisa do IBGE mostra que PB tem 11 dos 33 municípios sem abastecimento de água

24 de outubro de 2011

Segundo matéria veiculada no Jornal Correio da Paraíba, onze dos 33 municípios brasileiros que não têm redes gerais de abastecimento de água estão na Paraíba. Foi o que revelou o Atlas de Saneamento 2011 divulgado, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra desigualdades de abastecimento entre as regiões do País, já que os 33 municípios estão concentrados no Norte e Nordeste. A pesquisa aponta que esse número vem diminuindo ao longo dos anos, passando de 4,1% em 1998 para 0,6% em 2008.

O Atlas considera dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada em 2008 e divulgada no ano passado. O estudo mostra que, embora o serviço de abastecimento de água já beneficie quase todas as cidades brasileiras (99,4%), quase um quarto (23%) delas ainda sofre com racionamento. Em 41% das cidades brasileiras que contam com rede de distribuição, o desabastecimento dura o ano todo, motivado, principalmente (66%), por secas ou estiagem.

Ainda segundo o IBGE, em 46,8% dos municípios brasileiros, o abastecimento de água por rede geral é de responsabilidade de sociedades de economia mista. Em 249, entidades privadas prestam o serviço. A Assessoria de Comunicação da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que o órgão abastece 181 dos 223 municípios paraibanos. As outras 42 cidades do Estado são abastecidas diretamente pelas prefeituras e por cooperativas, a exemplo de Sousa, Coremas e Baía da Traição.

Por isso, o STIPDASE-PB tem se empenhado para otimizar ainda mais o abastecimento de água e o saneamento em todo nosso Estado, lutando junto à Cagepa para que os estudos e projetos de expansão de novas estações de tratamento possam ser concluídos o mais breve possível.