Representante do Grupo Odebrecht Ambiental confirma pagamento a Senador via Caixa 2 para a Privatização da CAGEPA

23 de abril de 2017

Ocorrida às 16h26, no dia 14/12/2016, a celebração de depoimento ao acordo de colaboração com Ministério Público Federal -RS (Inquérito 4386 – TC 06 1) o Sr. Alexandre José Lopes Barradas, representante do Grupo Odebrecht Ambiental, afirmou que no início das eleições 2014 acordou e pagou a quantia de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) via caixa 2 ao Senador Cássio Cunha Lima – PSDB, com objetivo de fortalecer sua candidatura ao Governo do Estado da Paraíba em oposição à reeleição do então Governador Ricardo Coutinho, que àquela época não mostrou interesse e não aceitou a implantação do projeto de privatização da CAGEPA proposto pela Odebrech Ambiental. Em reunião com o Senador, o depoente revela ainda: caso o opositor ao governador ganhasse o Governo da Paraíba, a Odebrecht Ambiental queria ter o Mercado de Água e Esgotos da Paraíba, em troca do apoio financeiro dado a sua campanha.

O vídeo abaixo trás o depoimento à Procuradoria Geral da República de outro executivo da Odebrecht, Fernando Reis, em que ele confirma a doação em Caixa 2 de R$ 800 mil para a campanha do senador Cássio Cunha Lima a governador do Estado em 2014, e, que em troca dessa doação, a intenção da Odebrech era obter facilidades para conseguir uma Parceria Público Privada – PPP, para o setor de saneamento do Estado da Paraíba.

O vídeo abaixo trás declaração do candidato Tucano sobre PPP na CAGEPA em debate na RCTV

Diante desse quadro, flagrante de promiscuidade, entre os agentes públicos e privados, cujos objetivos do primeiro era o financeiro e do segundo a apropriação do patrimônio público, comum do povo paraibano. O SINDIÁGUA-PB reforça mais uma vez a tese da farsa da transferência das concessões públicas de gerenciamento do sistema de tratamento de água e esgotamento sanitário do país para a iniciativa privada.