SINDIÁGUA-PB

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba

Seminário discute renovação das concessões e a privatização do saneamento

18 de junho de 2012

 

A Federação Nacional dos Urbanitários, o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e o SINDUR  realizaram  Dia 06 de junho,  o seminário “Panorama Político sobre água e energia” no Ministério Público Estadual, em Porto Velho.  Os participantes do seminário discutiram a necessidade de combater a privatização da água e da energia. No setor da energia, esse combate se dá atualmente na defesa da renovação das concessões do setor elétrico, como afirmou Franklin Moreira, da Federação Nacional dos Urbanitário (FNU). Boa parte das concessões que vão vencer pertencem a empresas públicas e, por isso, se forem realizados leilões, correm o risco de serem privatizadas.

No setor da água, o avanço da privatização é sob a forma de parcerias público-privadas (PPPs) na área do saneamento. No estado de Rondônia, três municípios já adotaram esse regime de gestão: Guajará Mirim, Arequemes e Pimenta Bueno. A presidenta da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Márcia Luna, ressaltou a importância da gestão pública do setor para garantir a qualidade do serviço e o atendimento da população, em especial das comunidades carentes.

Também foi debatido o problema da terceirização nesses setores estratégicos. Na Caerd, por exemplo, os terceirizados já são a maior parte dos trabalhadores: 546 contra 526 servidores de carreira. Márcia falou do compromisso em mudar esse quadro..

Fonte: FNU

%d blogueiros gostam disto: