SINDÁGUA-MG VAI INSTAURAR DISSÍDIO COLETIVO

13 de agosto de 2012

Em assembleias realizadas em todo o Estado os trabalhadores rejeitaram a mesma proposta reapresentada pela Copasa através do Ministério Público do Trabalho, denunciando a inflexibilidade da direção da empresa em encerrar o diálogo para chegarmos ao nosso acordo coletivo 2012.

Em Belo Horizonte, a assembleia geral unificada com o Senge e Saemg, realizada na rua em frente ao SINDÁGUA teve o comparecimento de grande número de trabalhadores além do apoio de lideranças de sindicatos combativos, que apoiam e fortalecem a nossa luta.

Além de confirmarem a rejeição da mesma proposta da empresa, os trabalhadores deliberaram a manutenção do “Estado de Greve” e a autorização ao SINDAGUA para instaurar o dissídio coletivo. O sindicato confirmará esta decisão ao Ministério Público do Trabalho, para que seja providenciado o encaminhamento do processo para o Tribunal Regional do Trabalho, que passará a intermediar as negociações com a Copasa até chegar a uma sentença.

Os trabalhadores demonstraram nas assembleias em todo o Estado a total disposição de luta, fortalecendo as ações do sindicato para garantir um acordo coletivo justo. Onde houve tentativa de enfrentar o sindicato na assembleia, a votação foi realizada pelo voto secreto, preservando a vontade dos trabalhadores longe dos olhos fiscalizadores de quem pudesse estar a serviço de pressão.

A categoria mostra consciência, não permite aos patrões interferirem em nossa organização e fortalecem a luta para chegarmos a um acordo justo e defender a própria empresa como instrumento de política pública e social.

Fonte: Sindágua-MG