Sindiágua-PB coordena primeira reunião do Comitê paraibano do FAMA 2018

13 de setembro de 2017

O Sindiágua-PB – Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviço de Esgotos do Estado da Paraíba, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (12), com presença, das entidades que compõe o Comitê paraibano do FAMA (Fórum Alternativo Mundial da Água), em João Pessoa, para apreciar – e deliberar – sobre a participação efetiva das entidades, no FAMA 2018, que será realizado, em Brasília-DF, no mês de março de 2018.

O evento teve a participação de Hamilton Rocha, Coordenador Nacional de Comunicação do FAMA , através de uma videoconferência, subsidiando os participantes do comitê com importantes informações sobre o FAMA 2018.

Durante a reunião o Comitê decidiu que coordenará todo o ciclo de debate acerca de um dos temas mais polêmicos do Brasil, na atualidade: a política privatista do governo ilegítimo de Michel Temer, cujo objetivo é entregar ao capital privado as companhias públicas de Saneamento, os aquíferos brasileiros, principalmente o Guarani e o Saga (sistema Aquífero Grande Amazônia), que tem capacidade pra abastecer toda a população mundial, por seculos.

Segundo o presidente do Sindiágua-PB, José Reno de Sousa, alerta para o que ele considera como – ‘um grande perigo’, na pauta de privatizações dos serviços de água e saneamento básico, no Brasil, já adiantando que as entidades de classes, que integram o comitê paraibano do FAMA 2018, são terminantemente contra essa proposta.

ENCAMINHAMENTOS DO COMITÊ PARAIBANO DO FAMA

• Entrar em contato com o cantador de viola “OLIVEIRA DE PANELAS” (José Reno) e SOLEDADE (Marquinhos – Frente Brasil Popular) para cantar o cordel criado por Cristine Nobre.

• Fazer a ponte entre Hamilton do FAMA Nacional e João Pedro Stédile para sugerir uma publicação de uma edição extraordinária do “Jornal Brasil de Fato” para matérias relacionadas ao FAMA.

• Criar um grupo/face na FANPAGE do SINDIÁGUA-PB.

• Agilizar a criação dos comitês do FAMA nos regionais para maior interação dos movimentos sociais locais.

• Criar calendário e cronograma de atividades, ex: Visitas nas escolas, feiras, mercados públicos, sistema de transportes, praças públicas, universidades, ocupar espaços midiáticos como rádios, TVs e etc.

• Introduzir o ASA-PB – Articulação do Semiárido Paraibano -, Polo Sindical, Pastoral da juventude e movimentos estudantis no comitê do FAMA Paraíba.

• Juntar e preparar o orçamento dos materiais de divulgação. Após isso marcar DATA de reunião com as entidades que integram o comitê.

Outro evento de igual importância acontecerá na próxima sexta-feira (15), em Aracaju, e o Sindiágua-PB se fará presente em mais uma etapa dos seminários regionais, preparativos para o FAMA 2018, o evento ocorrerá no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, às 9h, este ato é fruto do requerimento nº 166/2017, apresentado pelos deputados João Daniel (PT) e Givaldo Vieira (PT/ES), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, promotora do seminário.

Água é vida