Sindiágua-PB reúne conselho sindical para discutir acordo coletivo

18 de março de 2022
Reunião do Conselho Sindical, no dia 17 de março, com grande participação.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba (SINDIÁGUA-PB) reuniu seu conselho sindical nesta quinta (17), juntamente com a presença do Sinterágua, para debater a proposta ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022-2024 que será apresentada e posta para a apreciação da categoria em assembleia e posteriormente entregue à Cagepa.

Na ocasião, o presidente do Sindiágua-PB explicou que a comissão de negociação do acordo já está convocada e que a campanha salarial do biênio 2022-2024 tem o desafio de recompor a defasagem salarial em decorrência do aumento descontrolado da inflação que o Brasil está enfrentando.

Vários pontos foram discutidos como o reajuste dos valores das diárias, do auxílio transporte, do ticket de alimentação, da cesta natalina, a melhoria na participação dos trabalhadores no plano de saúde e no percentual para quem tem filho/a hemofílico/a e excepcional, as rescisões, além de uma série de cláusulas garantistas dos direitos trabalhistas das cagepianas e cagepianos. De forma bastante ampla, também foram debatidas as problemáticas da escala de trabalho dos operadores de estação de tratamento de água e esgoto da Companhia.

Ainda foram dados informes sobre o Plano de Demissão Voluntária (PDV). No último dia 8 de março, o Sindiágua-PB reuniu-se, a pedido da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), com o presidente da Companhia, Marcus Vinícius que nos afirmou que possivelmente o PDV vai ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022. A Cagepa também nos alertou para as diferenças que este Plano de Demissão Voluntária vai apresentar. Desta vez, haverá prazo para adesão dos interessados, com edital regulamentando o período de inscrições com início e fim do PDV. Outro informe dado foi sobre o processo judicial do realinhamento das faixas salariais FS5 a FS8.2, do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, que envolve cerca de 237 funcionários, e que está previsto para entrar em pauta para ser julgado de 21 a 28 de abril.

Ao final da reunião, o Conselho Sindical avaliou como excelente a proposta de ACT 2022-2024 que será apresentada à categoria. O próximo passo agora é realizar a Assembleia Geral junto às trabalhadoras e trabalhadores da Cagepa, que será convocada, conjuntamente pelo SINDIÁGUA-PB e SINTERÁGUA, para apreciação e deliberação da proposta do Acordo Coletivo a ser apresentada à Companhia.

O Sindiágua-PB lembra também da importância para a categoria ler as notas e ter acesso às informações relacionadas à nossa atuação no site do sindicato (www.sindiaguapb.org,br), nas nossas redes sociais como instagram, facebook e twitter(@sindiaguapb), além do site de nossa federação (www.fnucut.org.br).