SINDIÁGUA-PB se reúne com Diretoria Administrativa e Financeira da Cagepa para resolver questões administrativas dos trabalhadores

27 de agosto de 2021

EM DEFESA DOS DIREITOS

Em pauta: aumento do auxílio transporte, PDV, depósito do FGTS para aposentados, tíquete alimentação e privatização do saneamento de Santa Rita

Na manhã desta quinta (26), os diretores do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba (SINDIÁGUA-PB) se reuniram com o responsável administrativo da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Jorge Gurgel, para tratar de assuntos de interesse dos trabalhadores da empresa.

Foram discutidas questões relacionadas ao reajuste do valor do auxílio transporte, Plano de Demissão Voluntária (PDV), depósito do FGTS dos aposentados, tíquete alimentação e sobre o processo de privatização do saneamento na cidade de Santa Rita, que está sub-júdice.

Para resolver esses problemas, o Sindiágua-PB ponderou com a diretoria administrativa da Cagepa sobre os preços exorbitantes dos combustíveis e a necessidade de reajustar o valor do auxílio transporte em virtude desse aumento. Para isso, o Sindicato irá formalizar o pedido de reajuste através de ofício.

Em relação ao atraso do depósito do FGTS para os aposentados, foi negociado que o diretor, Jorge Gurgel, irá resolver esse assunto junto à Caixa Econômica Federal e dará retorno sobre a resolução da questão ao SINDIÁGUA-PB.

No que se refere ao tíquete alimentação para os trabalhadores com duas matrículas funcionais, o Sindicato vai solicitar à Cagepa este seja fundamentado nas mesmas regras do tempo de serviço.

Também foram abordadas questões relativas a diárias, plano de saúde e transferência de trabalhadores, nas quais a Cagepa se comprometeu a contactar e resolver os problemas com cada funcionário que procurou o Sindiágua-PB para solucionar esses pontos.

Um dos assuntos abordados na reunião foi o Plano de Demissão Voluntária (PDV). Em relação a isso, Jorge Gurgel explicou que está em andamento uma consultoria realizada pelo BIRD, Banco Mundial e BNDS e o PDV depende dos resultados desse estudo. O último PDV feito pela CAGEPA envolveu mais de 76 (setenta e seis) trabalhadores.

Já sobre a questão da privatização do saneamento em Santa Rita, a Cagepa informou que o prefeito da cidade rescindiu o contrato com a Companhia e que a empresa está tomando todas as medidas judiciais cabíveis, baseadas no novo marco legal do Saneamento básico, aprovado em julho de 2020, e na lei estadual que criou 4 microrregiões no estado, com blocos de municípios integrados: Alto Piranhas, Espinharas, Borborema e Litoral, aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba ALPB, em junho deste ano, para tentar reverter a situação.

A reunião foi solicitada pelo Sindicato para resolver pontos de conflitos entre a empresa e os funcionários. Participaram da reunião, os diretores do SINDIÁGUA-PB, José Reno (presidente), Geraldo Quirino (Vice-presidente) e Petrônio Pereira (Comunicação), demonstrando o compromisso deste Sindicato com a defesa dos direitos dos trabalhadores e do saneamento público. Salientamos que a medida que a empresa for dando retorno das demandas discutidas na reunião, informaremos a todos e todas.

Cagepiano Unido! Jamais Será Vencido!

SECON SINDIÁGUA-PB