STIPDASE PARTICIPA DE CONGRESSO NACIONAL DA CUT

17 de julho de 2012

O STIPDASE-PB marcou presença no Congresso Nacional da CUT, realizado entre os dias 9 e 13 de julho, em São Paulo. O vice-presidente do Sindicato, Zioelton Maia Linhares, se juntou à comitiva de sindicatos paraibanos e representou o STIPDASE nos cinco dias de evento. Nesta edição, mais de 20 países participaram do Congresso, que debateu as metas e dificuldades do movimento sindical, nas mais diversas frentes.

De acordo com Maia, um dos pontos mais importantes discutidos no evento foi a autonomia sindical. “Na verdade, não existe autonomia. Porque o sindicato deflagra a greve, mas o tribunal julga que a paralisação é ilegal. Isso é um grande empecilho para os trabalhadores buscarem seus direitos”, afirmou.

O movimento urbanitário também esteve na pauta de debates, com ênfase para as empresas de saneamento, que tem vivido uma situação difícil com as PPP’s que já são realidade em sete estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco, Rondônia e no Paraná. Neste último, a situação é ainda mais grave, porque as ações estão sendo vendidas na bolsa de Nova York.

Uma votação feita durante o Congresso decidiu que a partir da próxima gestão, 50% dos cargos da direção nacional e estadual da CUT serão destinados às mulheres. “Essa paridade de gênero é um grande avanço. No Congresso pudemos notar como as mulheres estão engajadas no movimento sindical, já que 41% dos participantes eram do sexo feminino”, frisou Maia.