Reunião dá continuidade à discussão e avança visando o fechamento do Acordo Coletivo 2018-2020

10 de maio de 2018

Objetivando fechar o Acordo Coletivo Biênio 2018-2020, ocorreu nesta quarta-feira (9), das 14h às 18h, na Sede Administrativa da CAGEPA a reunião entre a Direção do Sindiágua-PB e os representantes da Comissão de Negociação de instância Consultiva, designada por uma decisão de Diretoria (DAF 009/18), para dar continuidade à discussão da pauta de reivindicações da categoria que ficaram pendentes. Participaram também dessa reunião os convidados do Sindiágua-PB, o trabalhador, Natanael Muniz, Inspetor Instalações Prediais, e a trabalhadora , Cláudia Pinheiro, Agente Operacional.

Continuando o diálogo relativo as reuniões de conversações realizadas nos dias 11 de abril e 25 de abril do corrente ano, a Presidenta da Comissão de Negociação, Gicelle Alcântara, apresentou à contraproposta da Empresa acerca das reivindicações das cláusulas não acordadas nas reuniões passadas, Cláusula por Cláusula, as quais foram discutidas exaustivamente por todos os presentes na reunião, contribuindo assim para avanços importantes em algumas Cláusulas, e nas demais Cláusulas controversas, por exemplo, no que tange a nossa proposta de regulamentação das escalas dos operadores, a CAGEPA tem se mantido inflexível, mesmo o sindicato ter argumentado com embasamentos práticos e técnicos para que fosse reavaliado pela empresa no tocante às reivindicações da categoria de operadores, ficou acertado para mais uma nova rodada de negociação para rediscussão, e que nessa próxima reunião possamos, finalizar com uma contraproposta possível de ser apresentada aos companheiros e companheiras em assembleia para aprovação ou reprovação de forma soberana.

Cláusulas que avançaram:

Ticket Alimentação – a Cagepa concederá a partir de Maio/2018 no Ticket Alimentação o valor de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais), como também a título de Cesta Natalina, um bônus de 50% (cinquenta por cento) correspondente ao valor de R$ 425,00 (quatrocentos e vinte e cinco reais), que será creditado no cartão do Ticket Alimentação no mês de dezembro. Totalizando uma média mensal de R$ 885,00 (oitocentos e oitenta e cinco reais) = 12,74% (doze virgula setenta e quatro por cento).

– Custeios da UNIMED – Desde a proposta inicial entregue a empresa, o SINDIÁGUA-PB veio tentando melhorar a participação dos trabalhadores e mantendo a proposta, ou seja, desonerando a participação dos trabalhadores com os custeios, sendo assim, depois de muita discussão, a CAGEPA cedeu na primeira faixa – até 4 salários mínimos, subindo para 70% participação da empresa e do empregado 30%, ótimo ganho, e as demais faixas permanecem como está em vigor.

– Auxílio Educação – a título de Auxílio Educação a CAGEPA reembolsará o valor corresponde a até 25% (vinte e cinco por cento) do valor da Faixa Salarial FS1. Um acréscimo de 5% (cinco por cento) em relação ao acordo atual.

Direito de Defesa – Acrescentamos nessa Cláusula mais um paragrafo, assegurando ao SINDIÁGUA-PB continuar dando assistência as demandas administrativas e judiciais aos trabalhadores, anulando assim os efeitos nocivos da Reforma Trabalhista.

Informamos ainda que está em processo de agendamento nova rodada de negociação, onde esperamos pacificar pontos ainda controversos.

Trabalhador Unido, Jamais Será Vencido!